segunda-feira, 9 de março de 2009

Sonhos e Mitologia

Na mitologia grega, Esculápio era o deus da cura. Entre os templos construídos em sua honra, o mais famoso foi o grande Híeron onde praticavam um método de cura baseado nos sonhos.
Os doentes eram vestidos com roupas novas e brancas e enquanto dormiam, Esculápio, presumidamente se manifestava, receitando os remédios adequados. Pela manhã, cada paciente relatava seu sonho ao sacerdote e ele punha em prática o tratamento sugerido pelo sonho. E a porcentagem de recuperação era singularmente alta para a época.

Um antigo caso de cura através de sonhos diz respeito a Ptolomeu, um amigo de Alexandre – O Grande. Ptolomeu havia sido ferido em batalha por uma flecha envenenada e a morte parecia inevitável. Enquanto cuidava dele, Alexandre caiu em fatigado sono e sonhou que via sua mãe alimentar um peixe com estranhas raízes. Mais tarde, o peixe mostrava a Alexandre onde aquelas raízes podiam ser encontradas, indicando que deveriam ser dadas a Ptolomeu. Ao despertar, Alexandre procurou e encontrou as raízes, deu-as a Ptolomeu e ele se recuperou.
- Elsie Sechrist -

Tenha uma boa semana!

13 comentários:

Anjo das Frases disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso! Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos.

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! "Se desejamos concretizar um ideal com toda a sinceridade, é porque isso já existe dentro de nós e está tentando exteriorizar-se". É sobre isso que trata o post de hoje! Te espero! Paz, Luz e Harmonia!

Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha! Deus te abençoe e te guarde!

Alice disse...

Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Hoje postei uma história muito bonita. Paz, saúde e que Deus nos ajude! Beijos cor de rosa!

Brisa da Manhã disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Peregrina da Paz disse...

Oi! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe!

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita e desejar um ótimo fim de semana! Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!

Sou Morgana: disse...

Como sempre, amiga, um post espetacular o seu! Hoje, o post, é a parte inicial sobre talismãs egípcios. Obrigada pela visita! Bom final de semana! Beijos cintilantes da Fada Morgana

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis

7e7ei@ disse...

Obrigada por seu carinho e atenção!Por aqui sempre encontro um post interessante! Obrigada por compartilhar conosco essas coisas! Hoje, falo sobre os Arcanjos. Te espero! Beijos e um bom final de semana!

Bem Viver disse...

Hoje estou aqui para avisar que atualizei o Bem Viver e o assunto é Psicoterapia. Obrigada por sua visita! É sempre gratificante vir aqui! Beijos e bom final de semana!

Entre Amigos disse...

Oi Pensadora! Como foi de final de semana! Muito interessante seu post! Obrigada pela visita. Acabo de atualizar! Tenha uma boa semana!