quarta-feira, 30 de abril de 2008

Por que sonhamos?


Todas as pessoas e muitos animais sonham.
A maioria das que afirma não sonhar não sofre de falta de sonhos, mas sim de capacidade de lembrá-los.
As teorias mais importantes sobre os sonhos são as do psiquiatra austríaco Sigmund Freud e seu colaborador suíço Carl Jung, que se separou de seu mentor depois de uma divergência.
.
Freud afirmou que os sonhos são conseqüência da repressão de alguns de nossos desejos. "Os sonhos cumprem sua missão mesmo que o sonhador não tenha consciência do seu significado" - afirmava Freud.
.
Entretando Jung afirmava que: "Não há dúvida de que podemos aumentar consideravelmente o efeito dos sonhos através do entendimento, e isso geralmente é necessário, já que é tão fácil ignorar a voz do inconsciente".
.
Nem todos os sonhos têm a mesma importância. Muitos se referem a acontecimentos ou pensamentos relativamente insignificantes do dia e são facilmente esquecidos. Outros permanecem durante anos em nossa memória e provavelmente são mais importantes. Uma coisa é certa: a importância dos sonhos varia de um povo para outro. Veja só essas curiosidades:
8Bornéu, na Indonésia, um homem que sonhar que sua mulher cometeu adultério passará a agir como se isso realmente tivesse ocorrido;
8já na penísula de Kamehatka, no leste da Rússia, a mulher que em sonho tenha uma relação sexual com um homem é obrigada a tornar o sonho realidade;
8um índio paraguaio sonhou que um missionário o assassinara. Ao despertar, saiu para matar seu suposto assassino;
8o povo innuit da baía de Hudson, no Canadá, e o povo patani, da Malásia, acreditam que a alma deixa o corpo durante o sono. Despertar alguém que esteja dormindo seria colocá-lo em risco de perder sua alma.
...
- Julia e Derek Parker -
.
Ganhei dois presentes! Obrigada Brisa da Manhã e Anpara!
.........

6 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Muito interessante essa sua pesquisa... dá o que pensar! Muito boas as curiosidades... Obrigada por sua visita! Bom feriado! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Zéza disse...

Que interessante isso... Vou prestar mais atenção aos meus sonhos! Beijos azuis neste final de feriado! Zezinha

... Morgana disse...

Sonhos...não há nada mais misterioso... Muito obrigada pela visita! Hoje comecei a falar sobre os elementais do fogo! Bom final de semana! Beijos cinilantes da fada Morgana

Anônimo disse...

Você é importante. Dê mais valor a si mesma! Hoje postei uma linda mensagem de Bernardo Aviz. Te espero! Saúde e Paz. O resto? O resto a gente corre atrás!

Anpara disse...

Hoje, em destaque, Alessandro Manzoni. Obrigada pela visita. Te adicinei nos meus favoritos! Vamos filosofar? Te espero!

Zéza disse...

Oi querida! Desculpa o sumiço... Viajei no feriadão e só voltei ontem à noite! Tem um assunto interessante lá hoje! Beijos azuis!