quarta-feira, 12 de março de 2008

O instinto do êxito


O esquilo não precisa que lhe ensinem a apanhar nozes. Nem precisa aprender que deve armazená-las para o inverno. No entanto, no outono podemos vê-lo a armazenar nozes para consumir nos meses frios, quando não tem onde buscar o alimento.
Um passarinho não precisa tomar lições para construir seu ninho, nem fazer cursos de navegação. No entanto, há aves que viajam milhares de quilômetros, às vezes, sobre alto mar.
***
Ao tentarmos explicar esses fenômenos, dizemos em geral que os animais têm certos instintos que os orientam. Se analisarmos esses instintos, verificaremos que eles ajudam o animal a adaptar-se ao ambiente que o cerca. Em suma. os animais têm um instinto de sucesso.
Muitas vezes não atentamos para o fato de que o homem também tem um instinto de sucesso, e muito mais maravilhoso e complexo que o de qualquer irracional.
O homem tem algo que os animais não têm - Imaginação Criadora. O homem, entre as demais criaturas, é mais do que uma criatura: é também um criador.
Muitas vezes pensamos que a Imaginação Criadora é privilégio de poetas, inventores... Mas a imaginação é criadora em tudo quanto fazemos.
- Dr. Maxwell Maltz -
***
"A imaginação é a mola mestra da atividade humana, é a principal fonte de aperfeiçoamento do homem". Dugold Stewart -

4 comentários:

Brisa da Manhã disse...

Pensadora... que bela reflexão! O homem só não consegue tudo o que quer porque se auto-limita! Tomara que muita gente leia esse seu post! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Sou Morgana: disse...

Demais esse texto... imaginação criativa é o que não me falta! Às vezes até sobra...rs... rs...
Obrigada pela visita! Acabo de atualizar! Bjks cintilantes

Sou Morgana: disse...

Oi Pensadora! Voltei prá avisar que tem um selinho esperando por você. Ah, quero te oferecer, também, o meu award! Bjks cintilantes

Aparecida Azevedo disse...

Olá! Passando para conhecer seu blog. Interessante e gosto desses temas. No meu comecei falanda de civilizações antigas que também gosto muito, mas agora resolvi variar. Se quiser conhecê-lo será um prazer p/ mim. Desejo uma boa Páscoa e ofereço o mimo de lembrança da páscoa e se gostar, meu award e o presente que gostar do meu blog. Beijo.