quarta-feira, 12 de março de 2008

O instinto do êxito


O esquilo não precisa que lhe ensinem a apanhar nozes. Nem precisa aprender que deve armazená-las para o inverno. No entanto, no outono podemos vê-lo a armazenar nozes para consumir nos meses frios, quando não tem onde buscar o alimento.
Um passarinho não precisa tomar lições para construir seu ninho, nem fazer cursos de navegação. No entanto, há aves que viajam milhares de quilômetros, às vezes, sobre alto mar.
***
Ao tentarmos explicar esses fenômenos, dizemos em geral que os animais têm certos instintos que os orientam. Se analisarmos esses instintos, verificaremos que eles ajudam o animal a adaptar-se ao ambiente que o cerca. Em suma. os animais têm um instinto de sucesso.
Muitas vezes não atentamos para o fato de que o homem também tem um instinto de sucesso, e muito mais maravilhoso e complexo que o de qualquer irracional.
O homem tem algo que os animais não têm - Imaginação Criadora. O homem, entre as demais criaturas, é mais do que uma criatura: é também um criador.
Muitas vezes pensamos que a Imaginação Criadora é privilégio de poetas, inventores... Mas a imaginação é criadora em tudo quanto fazemos.
- Dr. Maxwell Maltz -
***
"A imaginação é a mola mestra da atividade humana, é a principal fonte de aperfeiçoamento do homem". Dugold Stewart -

4 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Pensadora... que bela reflexão! O homem só não consegue tudo o que quer porque se auto-limita! Tomara que muita gente leia esse seu post! Beijos suaves da Brisa da Manhã

... Morgana disse...

Demais esse texto... imaginação criativa é o que não me falta! Às vezes até sobra...rs... rs...
Obrigada pela visita! Acabo de atualizar! Bjks cintilantes

... Morgana disse...

Oi Pensadora! Voltei prá avisar que tem um selinho esperando por você. Ah, quero te oferecer, também, o meu award! Bjks cintilantes

Anônimo disse...

Olá! Passando para conhecer seu blog. Interessante e gosto desses temas. No meu comecei falanda de civilizações antigas que também gosto muito, mas agora resolvi variar. Se quiser conhecê-lo será um prazer p/ mim. Desejo uma boa Páscoa e ofereço o mimo de lembrança da páscoa e se gostar, meu award e o presente que gostar do meu blog. Beijo.