terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Espírito do Zen

O Zen influenciou toda a civilização do Extremo Oriente, seu pensamento e sua ação no mundo, sua medicina, sua educação, sua psicologia, suas artes. O Zen fundamenta-se na prática e numa experiência pessoal da realidade. Não se ocupa das reações intelectuais ou emocionais do homem diante da realidade, mas focaliza sua atenção na própria realidade.
Alan Watts – um dos mais importantes divulgadores do Zen-budismo no Ocidente – fornece algumas pistas para a compreensão do Zen. Diz ele, no Credo do Samurai:
Não tenho poder divino; fiz da honestidade o meu poder.
Não tenho poder mágico; fiz da minha força interior a minha magia.
Não tenho desígnios; fiz da oportunidade o meu desígnio.
Não tenho milagres; fiz do Dharma o meu milagre.
Não tenho princípios; fiz da adaptabilidade a todas as coisas os meus princípios.
Não tenho armadura; fiz da boa vontade e da justiça a minha armadura.
Não tenho castelos; fiz da mente inamovível o meu castelo.
- Alan W. Watts -

Revele suas essências em 2010!
FELICIDADES!

Um comentário:

Tetê Entre Amigos disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... dá um pulinho lá! Bjks