terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Não perdendo o foco

Rafi trabalhava incansavelmente. Nesta noite faria o jantar para o mestre que chegaria de viagem.
Sentia saudades, por isso tratou ele mesmo de, amorosamente, fazer o jantar. Em cada verdura, em cada fruta que descascava, um imenso amor invadia seu ser. Colheu as laranjas para um saboroso suco, fez o pão e a geléia. O chá quente e forte como o mestre gostava... Flores por todo o mosteiro... Tudo estava muito lindo! O aroma de tudo que estava a cozinhar era um convite à sua degustação!
Quando o mestre chegou, Rafi ainda estava na cozinha a cantarolar... Fez-se um silêncio profundo. Sim, o mestre havia chegado! Correu para a sala e lá pode ver o homem que trazia no olhar a mais pura das dádivas que Deus poderia deixar: o amor, a paz presente.
- Mestre seja bem vindo.
- Agradeço Rafi. Foi uma linda viagem e tenho muito para contar a todos vocês.

Rafi adorava quando o mestre falava dessa forma. Sinal de que iriam ouvir belíssimas histórias. Rafi olhava com alegria para o mestre. Como era bom tê-lo novamente no mosteiro. Foram longos meses sem ouvir suas palavras, sem sentir o encanto de sua presença... E agora, ele estava ali, bem a sua frente... Repentinamente o mestre silenciou como se buscasse algo pelos ares...
- Rafi sinto um cheiro forte vindo da cozinha. Se estás preparando o nosso jantar, é melhor que veja o que está acontecendo por lá.
- Sim, mestre. Vou agora mesmo.
Foi quando, para sua surpresa, viu o arroz esturricado na panela. Estava todo queimado, impossível de comer. E bem o arroz que o mestre gostava... Voltou para a sala e disse ao mestre que o jantar iria atrasar pois seu arroz havia queimado. O mestre ouviu com atenção e lhe perguntou:
- Rafi, por que o arroz queimou?
- Perdoa mestre, mas tua presença me era tão importante que o acabei esquecendo no fogo.
- Rafi, nem a presença de um mestre pode tirar a tua atenção daquilo que estás a fazer. A atenção é o que nos move para o caminho correto, pois ao lado da atenção está a intuição e a intuição é guiada pelo amor. Assim, não há como errar.
Vou lhe contar um episódio da viagem: estávamos voltando para o mosteiro, quando no meio do caminho apareceram alguns lobos muito ferozes e famintos. Os cavalos ficaram muito assustados e estávamos num ponto perigoso da estrada, diante havia precipícios! Loran estava a guiar os cavalos e pus-me a observá-lo. Seu objetivo era não deixar que os cavalos se sentissem ameaçados pela presença dos lobos. Sua atenção só se voltou aos cavalos e trabalhando incansavelmente, os mesmos começaram a correr novamente, deixando aqueles lobos famintos para trás. Se naquele momento Loran ficasse entretido com os lobos, perderia seu foco e todos nós poderíamos correr sérios riscos, entende Rafi?
 Coloca tua atenção naquilo que estás a fazer e tenha certeza, quanto mais atento estiveres, melhor será o resultado. Nada pode interferir para com tua atenção. Deixaste o arroz queimar por te distraíres do que estavas fazendo, e agora todos nós estamos sem arroz... Todos riram muito da situação. Mas, Rafi compreendera muito bem, o que o mestre quis dizer. Por trás das palavras serenas e brincalhonas o mestre acabara de pregar que o verdadeiro aprendizado não depende somente daquele que ensina e sim naquele que deseja aprender.
- desconheço o autor - 

Tenha uma boa semana!

Nenhum comentário: