terça-feira, 2 de março de 2010

Democracia, dignidade e igualdade

A base das relações humanas harmoniosas é o respeito pela dignidade de cada um, combinado com o respeito pelos direitos e pela dignidade dos outros. Ela impede o estabelecimento de conflitos humanos através da força e da conciliação. O equilíbrio social somente pode ser obtido através de acordos livres entre iguais, no espírito da democracia.
O homem é o soberano na democracia; portanto, cada membro da sociedade tem direito à mesma dignidade e respeito prestados a um soberano. A igualdade fundamental humana não é afetada por características individuais como raça, cor, religião, sexo, posição social e econômica, educação, saúde, beleza físicas ou mentais, desenvolvimento moral ou intelectual, habilidade ou realização pessoal. Qualquer suposição de superioridade ou inferioridade com base nesses fatores incidentais é arbitrária e falaciosa.
- Walter Doyle Staples -

2 comentários:

Tetê Entre Amigos disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... dá um pulinho lá! Bjks

Zéza disse...

Amiga... estou de volta! Aos blogs e ao Rio! Completamente zen e em novo endereço: http://refletir-apenasrefletir.blogspot.com Já inaugurei! Beijos sempre azuis da Zezinha