terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O poder dos sonhos

Descartes, aos vinte e dois anos, estava em Ulm, nos aquartelamentos de inverno do príncipe Nassau. Já se destacava como matemático, mas ambicionava ser filósofo; o progresso, porém, esquivava-se dele. Numa noite, teve um sonho:

Defrontou-se com fantasmas. Tão atemorizado, mal conseguia manter-se em pé; era obrigado a inclinar-se para a direita e para a esquerda para disfarçar a fraqueza. Tentava endireitar-se, mas um redemoinho o fez dar uma volta. A cada passo quase caía, até que, afinal, viu em seu caminho um colégio de portas abertas. Entrou em busca de abrigo e cura para seus males. Pensou em dirigir-se para a capela a fim de rezar, mas no caminho até a capela havia um conhecido que ele não gostaria de cumprimentar. Decidiu não ir, mas um forte vento o arremessou violentamente em direção à capela. Viu-se no meio do pátio, cercado de pessoas que estavam em pé normalmente enquanto que ele cambaleava”. Nesse ponto despertou, sentindo do de um lado do corpo. Voltou-se para o outro lado, pediu a Deus que o preservasse da má influência do sonho, adormeceu e imediatamente veio-lhe outro sonho, curto, mas assustador. “Acreditou ouvir estrondosa explosão, ou trovoada”. Assustado, despertou. Adormeceu novamente e teve mais um sonho: “Viu um livro sobre a mesa. Abriu-o e verificou ser um dicionário, o que lhe alegrou, achando que seria útil. Percebeu, então, que sua mão estava pousada sobre outro livro, uma coletânea de poemas de vários autores. O livro de poemas aparecia e desaparecia”.

O impacto desses sonhos foi tal que Descartes tentava interpretá-los sem sucesso. Freud deu sua explicação conduzindo pelo lado das fantasias sexuais. Raymond de Becker, disse que os sonhos foram uma iluminação para a unidade de todas as ciências o que não era próprio de cristãos. Jacques Maritain, não sabia interpretá-los mas afirmou que eles haviam sido estimulados no cérebro de Descartes por malignas influências.
Uma coisa é certa: esses três sonhos levaram Descarte ao unilaterismo das primeiras abordagens do filósofo. Certos ou errados, interpretados ou não, aqueles sonhos mudaram o rumo de sua vida!
- Brian Inglis -
;;;
Tenha uma boa semana!

2 comentários:

Entre Amigos disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... dá um pulinho lá! Bjks

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Paz, Luz e Harmonia!