quarta-feira, 25 de junho de 2008

Sonhos...

Afirma-se que na matéria dos sonhos se encontram as fontes do comportamento criativo, tanto na ciencia quanto na arte e mesmo na vida prática. São comuns os casos de pessoas que dormem preocupadas com um problema e encontram a solução ao despertar.
%
Sonho é uma experiência alucinatória que ocorre durante certos estados do sono e consiste num encadeamento de imagens. Podem apresentar uma seqüência ordenada de fatos ou episódio fantástico, extravagante e inverossímil, com distorções de espaço e tempo.
%
Na antigüidade, acreditava-se que os deuses se comunicavam com os homens durante os sonhos e que até anunciavam o futuro por meio deles. Os antigos egípcios catalogavam os sonhos e sonhos proféticos são mencionados em textos antigos, inclusive na Bíblia.
%
O estudo científico dos sonhos só começou a se desenvolver em meados do século XIX. No século XX, as investigações concentraram-se sobre tudo nas áreas da fisiologia e da psicologia. A teoria mais conhecida sobre o significado dos sonhos é a formulada por Sigmund Freud.
%
Para Freud, os sonhos são realizações de desejos encerrados nas áreas obscuras do inconsciente, impedidos de chegar à consciência por uma censura interior. No caso do pesadelo, ele seria a expressão do conflito entre o desejo e a censura, e este agiria pelo desencadeamento da angústia.
%
Uma coisa é certa: durante o sono, os mecanismos repressivos enfraquecem e os desejos recalcados encontram oportunidade de se manifestar.
%%%
Você aí do outro lado da telinha...
Você tem sonhado ultimamente?
Se quiser contar seu último sonho, fique a vontade!
%%%%%%
Quero agradecer à Anpara esse lindo prêmio "Arte y Pico".

Preciso repassá-lo para outro blog e escolho o Meus Caminhos, da Peregrina da Paz!

13 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Meu último sonho? Foi um pesadelo! Eu estava na rua e começava a chover. A rua começou a encher e eu mudava de rua e sempre dava com enchente. Morria de frio... Acordei gelada, o cobertor estava no chão! Sonhos... nem sei o que pensar deles! Um texto muito bom! Obrigada pela visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã.

1/4 de Fada disse...

Nem sei descrever o meu último sonho... Sonho tanto, que nem sei! A dormir e acordada!

... Morgana disse...

Obrigada pela visita! Bom fim de semana. Beijos cintilantes da fada Morgana

1/4 de Fada disse...

Há um presente à sua espera no meu blog.
Beijo e bom fim de semana.

Frida disse...

Oi, amiga! Tudo bem com você? É tão bom vir até aqui... tem sempre novidades! Agradeço a visita! Tenha uma boa semana! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Beijos cor de rosa da Alice

titofarpas disse...

Passei por aqui e adorei o blog...
Sonho tanto, que por vezes acordado, parece que estou a sonhar...
Boa semana

Samantha: disse...

Querida, estive ausente do meu cantinho, mas já estou de volta! Obrigada pela visita! Te ofereço o prêmio Excellent! Deus te abençoe e te guarde! A Paz de Jesus e o Amor de Maria!

Anônimo disse...

Querida... que saudades! Eu quase desisti de meu blog. Aos sábados o blig tem estado fora do ar e era o dia que eu tinha acesso à internet. Agora mudei o dia dos posts e já atualizei! Obrigada pela visita! Tenha uma boa semana! Deus o abençoe!

fadazul disse...

Sim sonhei mas foi aterrador:
Sonhei com o falacimento de meu cunhado 1 noite antes dele morrer...
Mas é muito longa essa história e voce sabe TUDO, parabéns, bjks voltarei

Anônimo disse...

Gosto de vir aqui pois sempre encontro uma bela reflexão! Obrigada pela visita e pelo prêmio!Bom final de semana! Deus te abençoe!

Zéza disse...

Estive uns dias fora, mas já estou de volta e Tô de Olho, heim!!!! Beijos azuis!

Anpara disse...

Ô cantinho maravilhoso esse seu... Sempre no capricho e com coisas bonitas prá gente! Obrigada pela visita! Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás! Bom fim de semana!

Samantha: disse...

Passando neste sábado ensolarado, para deixar um lembrete: domingo sem missa, semana sem alegrias. Deus te abençoe e te guarde. A Paz de Jesus e o Amor de Maria.