quarta-feira, 21 de maio de 2008

O poder da imaginação



A lenda de muitos milhares de anos conta que os sábios chineses se reuniam sob a liderança de um grande erudito, para discutir a situação provocada por hordas de brutais invasores que pilhavam e destruíam toda a nação. A questão levantada era: "Como poderiam preservar a sabedoria acumulada em anos, da sanha destruidora dos invasores?"

%

Surgiram muitas sugestões: alguns acharam que os pergaminhos e os símbolos gravados deveriam ser enterrados na montanhas himalaicas. Outros sugeriram que os documentos do saber fossem depositados em mosteiros do Tibet. Outros, ainda, apontaram os templos sagrados da Índia como local ideal para preservação da sabedoria de seu Deus.

%

O mais sábio conservou-se silente durante toda a discussão. Em realidade, até adormeceu no meio do falatório dos outros e ressonou ruidosamente, o que muito os desencorajou. Em seguida, acordou e disse: "Tao (Deus) me deu a solução, que é a seguinte: convocaremos os artistas chineses - homens dotados de imaginação - e lhes diremos o que desejamos realizar. Inicia-lo-emos nos mistérios da Verdade e eles retratarão na pintura ou no desenho as grandes Verdades, que serão preservadas através do tempo para as gerações sem conta que nos sucederão".

%

Segundo a lenda, o sábio chinês acrescentou: "Se todos os escritos sagrados forem destruídos, poderão ser reproduzidos em qualquer época, com base nos ensinamentos simbólicos". E, assim, como a imaginação veste todas as idéias e dá-lhes forma, os artistas - através do poder de sua imaginação - vestiram as idéias em forma pictórica.

%

No ato de imaginar, tudo aquilo que está oculto dentro de cada um torna-se manifesto. Pela imaginação, tudo que existe em estado latente ou que se encontra adormecido ganha forma no pensamento, permitindo-nos contemplar o que até então não se revelara.

- Dr. Joseph Murphy -

%

Brisa da Manhã, obrigada pelo prêmio!

7 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Oba! Novidades!!! Texto muito bem escolhido! Bom feriado prá você, também! Beijos suaves da Brisa da Manhã

1/4 de Fada disse...

Muito obrigada pelas suas palavras tão simpáticas e pelo presente de ouro que me deu. Vou levá-lo lá para o "Quarto", para o arrumar mais um pouco.
Beijos e um bom feriado.

Frida disse...

Oi, meu blog é novo. Acabo de fazer a primeira postagem. O seu é muito legal! Se quiser conhecer o meu, fique à vontade prá, se quiser, pegar meu award! Abreijos

Zéza disse...

Muito interessante o seu post! Obrigada pela visita! Você acredita que judeus e palestino estão se unindo? Não? Pois vá ver lá no meu blog! Beijos azuis!

... Morgana disse...

Obrigada pela visita! Tenha uma magnífica semana! Beijos cintilantes da fada Morgana.

Anônimo disse...

Mais um post maravilhoso! Deus a abençoe! Obrigada pela visita! Tenha uma semana de muita paz!
www.meus-caminhos.myblog.com.br

Anpara disse...

Muito obrigada por sua gentil visita! Hoje uma frase de Aníbal, grande conquistador! Saúde e paz. O resto a gente corre atrás!