quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Oportunidade


As palavras "oportunidade" e "oportunista" têm más conotações. Sugerem o vôo de um abutre, mais que o de uma águia. Sugerem alguém que está sobrevoando, à espera de alguma coisa. Desta forma, o indivíduo mergulha e agarra a oportunidade antes de qualquer outra pessoa.
*
A atitude negativa é em parte causada pela inveja - "por que não fui eu quem viu aquela oportunidade?" -, mas também pela sensação de que uma oportunidade é aproveitada às custas de outra pessoa.
*
Não se pode negar que o oportunista irresponsável, egoísta, explorador, visando lucro imediato, existe. Mas devemos reconhecer também que se não fossem as pessoas que perceberam e desenvolveram oportunidades, o nível de vida seria muito mais baixo. Henry Ford, por exemplo, viu uma maneira de fabricar automóveis que permitiria a cada família comprar um carro.
*
Podemos buscar oportunidades em qualquer direção e para atingir qualquer objetivo. Podemos buscar oportunidades para o bem da sociedade, assim como para o bem de nossa empresa, ou para nós mesmos.
- Edward De Bono -

Um comentário:

Tetê Guimarães disse...

Pensadora... quanto tempo! Muito bom esse texto. Vou até imprimir para repassar para uns amigos que precisam ler! Beijos suaves da Brisa da Manhã